Amélie Poulain tem um fabuloso destino: trazer alegria a vida das pessoas através de pequenos, e muitas vezes estranhos, gestos, ou estratagemas (como ela mesma gosta de chamar).
Amélie passou uma infância solitária, pois seu pai erroneamente detectou uma anomalia cardíaca nela, consequentemente a privou de ir a escola. Ela então se refugiou na imaginação.
Quando fica mais velha, decide sair de casa e ir morar na cidade de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete no 2 Moulain.
Na noite em que lady Di morre Amélie descobre por acidente uma caixinha escondida dentro da parede do seu banheiro. A caixa copntém alguns objetos antigos que pertenceram a uma criança que morou no mesmo partamento cerca de 50 anos antes.
Amélie decide procurar o dono da caixinha e devolver seu tesouro,"se ele se emocionar, ela se imiscuirá na vida dos outros. Senão, azar."
Ela bola um estratagema e devolve a caixinha ao dono. A emoção é tão grande que ela decide a ajudar os outros a arrumar a bagunça de suas vidas. Ela faz isso utilizando alguns métodos nada convencionais, como mandar o gnomo de jardim de seu pai viajar pelo mundo fazendo com que seu pai receba fotos do gnomo em vários pontos turísticos do globo como se fossem cartões postais do gentil anão.
No entanto, quem consertará a vida de Amélie Poulain?
Para saber, assistam.
" O fabuloso destino de Amélie Poulain" é todo sobre a simplicidade e esquisitice da vida. O filme identifica as pessoas pelos seus hábitos e manias, e é impossível não se identificar com várias delas.