segunda-feira, 12 de julho de 2010

O morro dos ventos uivantes

Quem já leu Crepúsculo certamente já ouviu falar do " Morro dos ventos uivantes", afinal é o livro preferido da Bella Swan. Foi lendo o primeiro livro da série que tornou Stephenie Meyer famosa que minha curiosidade a respeito do Morro foi despertada.
Felizmente, eu conheci um amigo que curte muito ler e ele tinha o morro dos ventos uivantes, e coitado, ele me emprestou o livro (prometo que logo lhe devolvo o livro Vinícius).
è dificil definir qual o tema central da história mas o personagem central é com certeza o famoso Heathcliff.
-RESUMO
Mr. Lockwood aluga a granja Thrushcross pois quer se isolar da convivência da sociedade. Essa granja é propriedade de Heathcliff por quem, a pricipio, Lockwood alimenta uma simpatia, por se identificar com sua misantropia. Num episódio Lockwood vai ao Morro dos ventos uivantes visitar Heathcliff ele é tratado secamente e de forma descortês por todos da casa e devido a uma nevasca ele é obrigado a permanecer na casa de Heathcliff.
Voltando a granja, Lockwood fica curioso pela história do seu locatário e pede a Nelly Dean, sua goveranta e que desde criança trabalhou no Morro e depois na Granja, para que conte a história dele.
Heathcliff foi "adotado" pela família Earnshaw, os antigos proprietários do Morro. O Sr. earnshaw o acha nas ruas de Liverpool com fome e frio e decide levá-lo para casa. Heathcliff passa a conviver com os filhos de Earnshaw. Catherine e Hindley.
Hindley o vê como usurpador do amor do pai e faz de tudo para arruinar Heathcliff, enquanto Catherine se torna sua grande companheira.
Quando o Sr. Earnshaw morre Hindley assume a direção da casa, e bane Heathcliff do convívio da família, tratando-o como criado. Nesse interim catherine conhece os Lintons e percebe a notável diferença entre Edgar Linton e seu amigo.
Catherine comenta essa diferença entre Edgar e Heathcliff com Nelly Dean e heathcliff ouve e foge.
Catherine se casa com Linton. heathcliff volta e poe em prática seu plano de vingança contra Hindley e contra todos que atrapalharam sua vida.

Este é um resumo da história emocionante escrita por Emily Brontë, a mais talentosa das irmãs Brontës. Desculpe se ficou maçante ou meio confuso, é que já são 1 da manhã e eu to com sono. Boa noite a todos!

Um comentário:

  1. eu li o morro dos ventos uivantes e adorei. Mas não foi por causa de Crepúsculo. Cheguei na biblioteca e vi um livro com o mesmo titulo de um filme que tinha assistido na TV. Vi os seus posts passados falando sobre reler, e agora acho que vou reler ele.Mas é realmente ótimo o livro, também quero ver se descubro mais sobre o universo de Heathcliff. Beeijos, segue meu blog tbm :)

    ResponderExcluir